Exames cardiológicos: quais são os principais?

A cardiologia é a especialidade clínica que cuida do coração e do sistema circulatório. Sintomas como dor no peito, dificuldade em respirar, desmaio, dormências nas pernas ou fadiga podem indicar a necessidade de uma consulta cardiológica.

Mas, com o intuito de prevenir doenças e complicações mais graves, o ideal é manter seu check-up cardiológico em dia. Realizando, sempre que indicado pelo seu médico, exames como: MAPA, Holter, ECG ou Tomografia.

MAPA: Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial

O objetivo principal desse exame é fazer a avaliação de possíveis anomalias na pressão arterial, podendo diagnosticar a hipertensão e mensurar o êxito do medicamento para hipertensos.

Um aparelho é acoplado no braço do paciente que afere a pressão arterial pelo período de 24 horas, com o intuito de acompanhar as possíveis alterações que a pressão teve ao longo do dia.

O exame acaba com a suspeita da “Hipertensão do Jaleco Branco”, que é a elevação na pressão que o paciente pode apresentar durante a consulta devido ao nervosismo e a  ansiedade.

Holter: O exame que monitora os ritmos cardíacos

Com o intuito de diagnosticar arritmias cardíacas, o Holter é um aparelho que armazena as informações referentes aos batimentos cardíacos ao longo do dia. Quando o paciente relata sentir palpitação, tontura e desmaio, o médico pode suspeitar de fibrilação atrial e indicar o exame que é feito no período de 24 horas.

Eletrodos são colocados no tórax e são conectados a um aparelho que fica acoplado na cintura, o Holter. O procedimento é feito em um dia normal do paciente, pois o intuito do exame é fazer o registro de como o coração se comporta ao longo do dia.

ECG: Eletrocardiograma

O ECG é um exame rápido, simples, que não precisa de preparação prévia e não causa nenhuma dor ao paciente. Eletrodos são colocados nos braços, pernas e peito com o intuito de avaliar o sistema elétrico do coração

O coração possui fios de eletricidade que coordenam e controlam o ritmo e dá sincronia às batidas. O exame verifica essa função do órgão com o intuito de detectar, por exemplo, se dores no peito podem ser infarto. Além de identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronais e alterações referente aos batimentos.