Ícone do site CCS – Centro Clínico Samambaia | Promover qualidade de vida é o nosso compromisso!

Saúde da mulher: você sabe a importância dos exames preventivos?

Para manter a boa saúde, existem exames que devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres. Eles possuem a finalidade de diagnosticar alterações mesmo antes da paciente apresentar sinais e sintomas das doenças ginecológicas.

Toda mulher deve visitar o ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano. É na visita anual que a paciente recebe orientações sobre quais, quando e como fazer seus exames preventivos, sobre o uso de métodos anticoncepcionais, irregularidade menstrual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Ainda assim, 20% das brasileiras não vão ao ginecologista com frequência. Segundo levantamento feito pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pelo menos 5,6 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar um ginecologista-obstetra. Os dados alarmantes ainda mostram que 16,2 milhões não passam por consulta há mais de um ano e que 4 milhões nunca procuraram um profissional da área.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre os exames da área da saúde da mulher. Saiba quais são, como e quando precisam.

Exames preventivos gerais

Os exames preventivos devem ser feitos anualmente pelas mulheres. O papanicolau é feito pelo ginecologista e detecta doenças no colo do útero e infecções fúngicas, herpes e verrugas na região genital feminina. É utilizado uma espátula que coleta o material do colo uterino, e depois analisado em laboratório. O ultrassom transvaginal é outro exame importante para a saúde da mulher. Funciona com uma sonda, que é usada para detectar doenças ginecológicas como cistos nos ovários, miomas, endometriose ou tumores.

Já pensou em ter um andar especializado em você?
Clínica da mulher é no #CCS! 

Mamografia

A mamografia é um exame feito para diagnosticar o câncer de mama. Através de um mamógrafo se captura imagens do seio feminino. A partir disso, o aparelho detecta o tumor. Lembrando que, dificilmente, o exame sozinho confirma a suspeita, para bater o martelo é preciso fazer uma biópsia para analisar o material.

Quando devo fazer o exame?

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam que as mulheres comecem a fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos de idade. Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica somente entre 50 e os 69 anos, a cada dois anos.

Como é feita a mamografia?

O mamógrafo é composto por duas placas que pressionam os seios por alguns segundos para fazer a imagem, que saem registrados em uma chapa, da mesma forma como funciona um raio-x. Para realizá-lo, nenhum preparo é necessário, apenas não ir de vestido, pois é preciso tirar a parte de cima da roupa. 

Colposcopia 

A colposcopia é um procedimento realizado através do colposcópio, que permite analisar a vagina, a vulva e o colo do útero da mulher, de forma mais minuciosa do que o exame feito a olho nu. O aparelho utilizado é parecido com uma câmera ou binóculo, de forma que não é introduzido dentro do canal vaginal, ficando cerca de 30 centímetros de distância da paciente.

Para que serve o exame?

A colposcopia é um exame que complementa o exame ginecológico, indicada quando o ginecologista quer uma avaliação ainda mais detalhada do aparelho genital. Geralmente quando o papanicolau apresenta alguma alteração ou lesão, ou quando é vista alguma lesão na mucosa ou no colo do útero.

Cuidados após a colposcopia 

Pode ser que haja algum incômodo 2 ou 3 dias após o exame, ou apareça algum sangramento nos 7 dias posteriores, assim como corrimentos também são comuns. É recomendado evitar exercícios físicos entre 24 e 48 após o procedimento, e relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos 7 dias. Ducha vaginal e tampão não devem ser utilizados. Caso ocorra forte sangramento, febre, dor abdominal, dor na região vaginal e corrimento com odor desagradável, procure o seu ginecologista. 

Mastologia

A mastologia é a área da medicina que cuida das mamas. Sem dúvidas a mastologia está ligada a prevenção e ao tratamento do câncer, e é claro, para a saúde feminina, ainda mais considerando que esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Densitometria

A densitometria é o exame ideal para detectar a osteoporose e osteopenia, pois detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. O exame avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Essas são as áreas mais sujeitas a fraturas.

Como é feito o exame de densitometria?

O paciente deverá trocar de roupa, usando uma própria do hospital, e irá se deitar no aparelho. O laser passará em zigue-zague sobre os órgãos a serem analisados, irá digitalizar seus ossos e medir a quantidade de radiação que eles absorvem. O teste deverá ser feito em pelo menos dois ossos diferentes, de preferência o quadril e a coluna vertebral. No caso de crianças, é feito o scanner do corpo inteiro e coluna. A densitometria óssea não causa dor. Se você tem dor nas costas, pode ser desconfortável ficar parado durante a verificação.

Quando devo fazer o exame?

O exame é de rápida duração, em média 5 minutos, e indolor. É indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser recomendado para pessoas fora dessa faixa etária que preenchem um dos critérios abaixo:

– Baixo peso
– Fratura prévia
– Medicações que aumentam o risco de osteoporose
– Doenças que aumentam o risco de osteoporose
– Monitorar osteoporose já diagnosticada
– Monitorar tratamento

O procedimento também é feito para acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes.

Preparo para o exame de densitometria

Evite usar roupas com botões e fivelas, bem como jóias, sutiãs com aro de ferro e é recomendado não tomar suplementação de cálcio no dia. 

A saúde da mulher é uma prioridade para nós. Não é à toa que temos um andar só para elas. Contamos com diversas especialidades que atendem às mulheres. São eles: mamografia, biópsia do útero, colposcopia, exames preventivos femininos, mastologia e densitometria. Você conhece todos eles? Saiba mais sobre os principais exames designados para a saúde feminina. 

Biópsia do colo do útero 

Quando o ginecologista encontra alterações nos exames ginecológicos, assim como outras alterações no sistema reprodutor como sangramento forte fora do período menstrual, dor pélvica ou dificuldade para engravidar, por exemplo, pode ser que ele peça para fazer uma biópsia do colo do útero.

Como é feita a biópsia do colo do útero? 

O médico pode aplicar uma anestesia local, uma vez que o procedimento pode ser doloroso, já que é extraído uma pequena parte do tecido do útero, mas o exame é simples e rápido – dura em torno de 5 a 15 minutos, e realizado no próprio consultório do ginecologista. Este insere um pequeno aparelho que lubrifica a vagina, chamado de espéculo, faz uma lavagem do colo do útero e aplica a anestesia, e em seguida é inserido outro aparelho, o colposcópio, que vai retirar o tecido. 

Sair da versão mobile